Sommelier

Sommelier: conheça um pouco sobre essa profissão

Você sabe o que faz o sommelier? Apesar de essa palavra ser bastante conhecida, principalmente pelos amantes de vinho, nem todos sabem exatamente o que faz esse profissional. Inclusive, vale ressaltar até mesmo que muitos se perguntam o que é preciso para seguir a carreira, já que a profissão não é conhecida como “tradicional”.

Se esse é o seu caso ou se quer apenas saber mais sobre o cotidiano desse profissional, esse é o artigo perfeito para você!

Ao longo do texto, vamos falar sobre o que faz o sommelier, quais são suas principais atribuições, a legislação vigente no Brasil e o que você precisa para dar os primeiros passos nessa carreira. Então, não deixe de ler até o final!

Vamos começar?

O que é o sommelier?

O que é Sommelier?

A palavra tem origem francesa, derivada de sommier. Antigamente, esse era o nome dado aos profissionais responsáveis pelos animais de carga. Porém, com o tempo, os criados responsáveis por arrumar a mesa e servir bebidas e alimentos também passou a ser conhecido como sommelier.

A profissão como conhecemos hoje surgiu no século XIX. Com a construção e popularização de grandes restaurantes e redes de hotéis, foi identificada a necessidade de contar com um profissional responsável pela escolha e compra de vinhos, além de outras bebidas.

Sendo assim, podemos dizer que o sommelier é imprescindível na gastronomia, responsável não apenas pela escolha e compra, mas também pela elaboração da carta de vinhos e recomendações de harmonizações.

A atuação do sommelier não é mais restrita apenas aos hotéis e restaurantes. Hoje, esse profissional pode atuar com consultoria particular para amantes de vinhos, como palestrante e enfim. Cada vez mais são criadas áreas de atuação nas quais o profissional se faz necessário.

Então, se você tem medo de investir nessa carreira por acreditar que “não dá dinheiro”, talvez seja uma boa ideia repensar isso. Afinal, é possível fazer o seu nome no mundo dos vinhos, se tornar referência como sommelier e o melhor de tudo: trabalhando com o que você ama.

Qual a diferença entre sommelier e enólogo?

Diferença entre Sommelier e Enólogo

Essa confusão também é bastante comum entre quem quer saber mais sobre a profissão. Antes de mais nada, tenha em mente que essas são profissões diferentes. Logo, exigem conhecimentos distintos.

Basicamente, o enólogo é formado em enologia, a ciência que estuda os aspectos relevantes para a produção do vinho. Com isso, seu trabalho é na vinícola, no início do processo de fabricação. O enólogo pode trabalhar em conjunto com um engenheiro agrônomo, sendo quem elabora o vinho em si.

Por outro lado, a função do sommelier pode ser compreendida como a continuação do enólogo. Ou seja: quando o vinho finalmente está pronto, é de responsabilidade do sommelier encontrar os melhores rótulos para compor uma boa carta de vinhos.

Além disso, ele também buscará as melhores harmonizações para ressaltar o trabalho do enólogo.

Porém, é muito importante que este último profissional tenha conhecimentos de enologia e viticultura. Afinal, quando mais se sabe sobre o vinho e seu processo de fabricação, melhores serão suas indicações.

É justamente por isso que dizemos que um bom sommelier está sempre estudando e pesquisando sobre novos produtos. Como o vinho é produzido em diferentes regiões ao redor do mundo, cada vinícola tem as suas próprias características individuais.

Dessa forma, é imprescindível que o sommelier seja curioso e tenha disposição para entender essas particularidades.

A profissão é regulamentada?

Em 2011, a profissão de sommelier foi regulamentada no Brasil. Com isso, tornou-se uma carreira amparada pela lei e com a sua própria regulamentação.

O texto da lei diz que o profissional que se enquadra na categoria é aquele que “executa o serviço especializado de vinhos em empresas de eventos gastronômicos, hotelaria, restaurantes, supermercados e enotecas e em comissariaria de companhias aéreas e marítimas”.

Além disso, o texto também especifica as atribuições do sommelier, conforme transcritas abaixo:

  • Participar no planejamento e na organização do serviço de vinhos nos estabelecimentos referidos no artigo da lei;
  • Assegurar a gestão do aprovisionamento e armazenagem dos produtos relacionados ao serviço de vinhos;
  • Preparar e executar o serviço de vinhos;
  • Atender e resolver reclamações de clientes, aconselhando e informando sobre as características do produto;
  • Ensinar em cursos básicos e avançados de profissionais sommelier.

Como você pode ver, as atribuições do sommelier incluem ainda a preparação de cursos sobre os conhecimentos específicos. Dessa forma, esse é mais um ramo no qual você pode trabalhar.

O que eu preciso estudar para me tornar um sommelier?

Como me tornar um Sommelier

Por último, vamos falar sobre os cursos de profissionalização essenciais para que você possa se especializar nessa carreira.

Com a popularização da profissão, cada vez mais escolas desenvolvem cursos específicos para a formação do sommelier. Porém, é preciso entender que o estudo em uma instituição é apenas o primeiro passo para se dar bem nesse mercado.

No curso, você vai aprender sobre os seguintes temas:

  • Conhecimentos gerais sobre bebidas, como vinhos, destilados, licores, cervejas, chás, cafés, água, e outros;
  • Conhecimentos sobre azeites, chocolates, queijos e tabaco;
  • Coquetelaria e;
  • Dicas básicas de gastronomia para facilitar as harmonizações.

Além disso, o sommelier aprende também técnicas para degustar cada bebida e reconhecer a qualidade das mesmas. Por último, é possível ainda estudar diferentes idiomas e técnicas de marketing para vender.

Escolher o melhor curso para você depende de suas necessidades. Então, que tal começar a pesquisar sobre as opções disponíveis agora mesmo?

Após a conclusão do curso, você ainda terá muito trabalho pela frente. Assim como em diversas outras profissões, será preciso investir no aprimoramento contínuo e na especialização. Se você quer conhecer a fundo os vinhos chilenos, por exemplo, talvez seja necessário fazer cursos específicos sobre o tema.

Dito isso, não há dúvidas de que essa é uma das profissões mais satisfatórias, embora exigentes, existentes no mercado de trabalho atual.

Conheça também os melhores cursos online para se tornar um profissional na área.

Viu só quantos aspectos importantes existem sobre a carreira do sommelier? Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema ou queira compartilhar sua experiência conosco, deixe um comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar esse artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *