Você sabe quais são os melhores vinhos brasileiros? Quando falamos neste tipo de bebida, imediatamente países como França, Espanha e Chile vêm mente.
Entretanto, o nosso país também é responsável por alguns dos melhores sabores entre os tintos, brancos, verdes e rosé.
Então, se você quer conhecer produções nacionais e experimentar as diferenças entre os vinhos produzidos com as uvas cultivadas no Brasil, esse é o artigo certo para você!
Ficou curioso? Então vamos conferir.
Veja abaixo a lista de melhores vinhos brasileiros:
Armando Memória Touriga Nacional 2016
Tipo: vinho tinto
O Armando Memória Touriga Nacional 2016 é um vinho feito à partir das uvas Touriga Nacional. Elas são originais de Portugal, no entanto, começaram a ser cultivadas no sul do Brasil.
Os principais cultivadores são da Campanha Gaúcha e Serra do Sudeste. O resultado do vinho feito com essas uvas é uma coloração intensa e aroma suave de frutas vermelhas. Caso você queira harmonizar com alguma refeição, aposte em carnes e massas.
Privilege Extra Brut — Peterlongo
Tipo: espumante
A vinícola Peterlongo é responsável pela fabricação do Privilege Extra Brut. As uvas utilizadas em sua composição são Chardonnay e Pinot Noir, o que constrói um sabor único para esse vinho.
Sua coloração é amarela e o sabor pode ser classificado como delicado. Então isso faz com que ele combine com a maioria das refeições. Ou seja, é aposta certa para a sua adega!
Leopoldina Gran Terroir Chardonnay 2017 – Casa Valduga
Tipo: vinho branco
Se você gosta de vinhos brancos e quer experimentar um dos melhores vinhos brasileiros, então o Leopoldina Gran Terroir pode ser a melhor opção. Ele é conhecido por ter toques de frutas tropicais, como a carambola e o abacaxi.
O seu sabor tem uma leve acidez, o que faz com que ele seja perfeito para ser consumido com massas, carnes e queijos.
Elegance Branco Brut – Peterlongo
Tipo: espumante
Fabricado também na vinícola de Peterlongo, o Elegance Branco Brut é um dos rótulos mais famosos da região. Ele é feito para quem gosta de se aventurar por diferentes aromas e sabores, então tome cuidado.
Mas, caso o seu paladar não seja acostumado, prefira composições mais simples para começar.
O seu aroma tem toques de frutas secas e mel. Certamente sua qualidade é tão refinado que ele pode, com segurança, ser comparado com champagnes famosos ao redor do mundo.
Moscatel – Ponto Nero
Tipo: espumante
Ainda na categoria dos espumantes, não podíamos deixar de citar o Moscatel. Seu gosto é refrescante e é possível perceber o aroma de frutas cítricas provenientes das uvas Moscatel.
Por esse motivo, ele é perfeito para ser degustado com doces, como por exemplo:
- Chocolates;
- Mousses;
- Salada de frutas e;
- Sorvetes.
Vista da Serra Syrah 2015 – Guaspari
Tipo: tinto
Produzido pela vinícola Gaspari, em São Paulo, o Vista da Serra Syrah é um dos rótulos de maior reconhecimento no Brasil. Seu grande destaque é o toque de café e cacau, o que é uma ótima pedida para quem gosta de sabores diferentes.
Ele é classificado como uma das produções mais elegantes do país. Portanto, você não pode deixar de provar!
Séries Moscatel – Salton
Tipo: espumante
Quem gosta de vinhos frutados precisa degustar essa linha da Salton. Então, ele é feito no Rio Grande do Sul, esse espumante é proveniente de uvas Moscato, conferindo um sabor leve para ser harmonizado com doces feitos com creme.
Além disso, ele possui um teor alcoólico baixo, o que pode agradar à alguns paladares.
Intenso Marselan 2016 – Salton
Tipo: tinto
E já que mencionamos a Salton, você pode também conhecer o Intenso Marselan 2016. Essa bebida conta com o sabor de frutas vermelhas, o que costuma agradar à maioria das pessoas.
Sua coloração bordô também é responsável por criar taças de vinho elegantes à mesa. Ele pode ser harmonizado com massas, carnes e tábuas de queijo.
Fração Única Cabernet Sauvignon 2014 – Casa Perini
Tipo: tinto
Como você provavelmente já sabe, as uvas Cabernet Sauvignon são responsáveis por algumas das melhores criações no mundo dos vinhos. Esse rótulo conta com aroma de frutas vermelhas e um leve toque apimentado.
Por isso, ele faz parte da lista de melhores vinhos brasileiros. As carnes vermelhas são a refeição ideal para harmonização com o Fração Única. Mas, aposte também em massas com molhos cujo sabor é mais temperado.
Identidade Gran Corte 2012 — Casa Valduga
Tipo: tinto
Por último, mencionamos também o Identidade Gran Corte 2012. Esse vinho tem o sabor intenso e é mais ácido que outras composições.
Entretanto, essa acidez é bastante equilibrada e pode agradar até mesmo paladares novos no mundo dos vinhos. Ele passa por um período de descanso de um ano em barris de carvalho francês, assim o resultado é perceptível em seu aroma elegante e marcante.
Para harmonizar, escolha queijos maduros e carnes vermelhas.
Finalizando
Pronto! Agora que você já conhece alguns dos melhores vinhos brasileiros, chegou a hora de procurar os seus rótulos favoritos e começar a degustar.
Lembre-se de que uma boa degustação engloba o aroma e sabor de cada vinho. Ao mesmo tempo, conhecer a história por trás de cada garrafa faz com que provar a sua taça seja uma experiência ainda mais inesquecível.
Você conhece algum vinho nacional que ficou de fora desta lista? Então deixe a sua sugestão no espaço abaixo. Aproveite também para divulgar esse artigo para todos os seus amigos nas redes sociais.
Até a próxima!