Harmonização de Vinho e Pizza

Como harmonizar vinho e pizza

Mas, será que vinho e pizza combinam? Só de ler essa frase já dá água na boca, não é? Seja numa sexta-feira à noite, em casa com os amigos ou em um restaurante, essa combinação é uma das favoritas da maioria das pessoas.

Afinal, assim como outros tipos de massa, o vinho é uma bebida que harmoniza muito bem com esse prato. E se você ainda é iniciante no mundo dos vinhos e não sabe muito bem como fazer essa combinação, não se preocupe.

Separamos aqui algumas opções de pizzas deliciosas e as melhores pedidas de vinho para garantir uma refeição perfeita!

Ficou curioso? Então vamos lá saber como se harmoniza vinho e pizza!

Vinho e Pizza

8 Opções Para Combinar Vinho e Pizza:

1)   Calabresa com Cabernet Sauvignon

Não existem dúvidas de que a calabresa é uma das pizzas mais amadas entre os brasileiros. Sendo assim, como o pepperoni e a calabresa se encaixam na categoria de embutidos, elas precisam de vinhos com sabor mais intenso.

Do contrário, esse aroma pode acabar sendo ofuscado pelo gosto da pizza.

Um Cabernet Sauvignon é a opção perfeita para harmonizar. Pois, seu gosto e aroma repetem à frutas e ervas, o que pode ajudar a amenizar o sabor picante da calabresa.

Da mesma forma, os taninos presentes no Cabernet ajudam a limpar o paladar para que você sinta melhor o gosto da pizza.

2)   Champignon e Pinot Noir

A casta Pinot Noir é conhecida por toques de frutas vermelhas, o que configura aromas muito agradáveis.

Então combinação desse toque de frutas vermelhas com aromas mais terrosos é o que faz com que esse tipo de vinho seja perfeito para acompanhar uma pizza de champignon ou outros cogumelos.

Como os Pinot Noirs costumam ter um sabor mais macio, eles harmonizam muito bem com gostos fungosos.

3)   Marguerita e Corte Português

A categoria de “corte” é conhecida por ser um blend de diferentes uvas. Ou seja, existe mais de um tipo de fruta na mesma composição.

Como os sabores são diferenciados, eles combinam muito bem com os toques de manjericão da pizza marguerita.

Além disso, assim como o orégano é um toque especial dessa pizza, os cortes portugueses costumam ter especiarias em sua composição. Assim, o resultado disso são vinhos que combinam com pizza e formam uma refeição deliciosa!

4)   Presunto com figos e Tannat

Se você gosta de se aventurar por sabores diferentes, então que tal pedir uma pizza de presunto cru com figo e um Tannat para harmonizar?

O sabor agridoce dessa pizza é complementado com perfeição pelo Tannat, já que ele tem um sabor muito marcante.

A grande característica do Tannat é que ele passa 8 meses em barris de carvalho franceses. Assim, esse período proporciona uma verdadeira viagem sensorial ao degustá-lo.

É possível perceber sabores como frutas vermelhas, couro e baunilha!

5)   Quatro queijos e Chardonnay

A pizza de quatro queijos tem um gosto muito marcante. O blend de queijos diferentes faz com que o nosso paladar se esforce muito para perceber todos esses sabores.

Ainda mais quando a composição leva queijos conhecidos pelo gosto forte, como gorgonzola, provolone e roquefort.

Por isso, a escolha perfeita é um vinho que suavize essa experiência. É aqui que entram os Chardonnays. Com gosto suave, aroma frutado e paladar refrescante, os vinhos brancos aprimoram ainda mais a degustação da pizza de quatro queijos.

Além disso, o gosto ácido do Chardonnay ajuda a limpar o paladar, evitando que o gosto da pizza fique em sua boca por muito tempo.

6)   Portuguesa e Merlot

O Merlot é caracterizado por taninos macios e um gosto mais ácido. Sendo assim, ele é indicado para pizzas que levam diferentes ingredientes em sua composição.

Como a pizza portuguesa é feita com mussarela, presunto, cebola, ovos e ervilhas, ela é perfeita para ser harmonizada com o Merlot. Afinal, ele tem a acidez ideal para combinar com todos esses ingredientes variados.

7)   Frango com catupiry e Espumante Brut

Certamente a pizza de frango com catupiry também é preferência nacional! A união da textura do frango com o cremoso do catupiry pede um vinho suave e delicado. Tudo isso para que ele não atrapalhe o seu paladar para a refeição principal.

Por isso, o espumante pode ser a melhor opção. Busque rótulos mais ácidos e refrescantes para complementar a sua refeição.

8)   Rúcula e Sauvignon Blanc

A pizza de rúcula com tomate seco também é uma boa pedida para qualquer ocasião. Como esses dois ingredientes costumam ser mais amargos, eles precisam se um vinho com sabor marcante, mas ainda suave, como o Sauvignon Blanc.

Duvidamos que você não esteja com fome depois de ler esse artigo!

Agora que você já conhece diversos maneiras de combinar vinho e pizza, que tal reunir a sua família ou amigos e marcar um jantar para degustar alguma dessas combinações deliciosas? Acredite: você não vai se arrepender disso!

Caso tenha alguma sugestão de harmonização para os nossos demais leitores, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *