Como Guardar Vinho Corretamente

Como Guardar Vinho Corretamente

Se você chegou até esse artigo, provavelmente quer saber como guardar vinho. Afinal, essa é uma bebida que exige certos cuidados para que não se percam suas qualidades.

Ao contrário de outros destilados, o vinho precisa ser armazenado de uma forma especial para garantir a melhor experiência ao degustar.

Seja para complementar o que você cozinhou ou apenas para apreciar uma boa bebida ao fim do dia, não há dúvidas de que o vinho é uma preferência mundial.

Então, você não pode deixar de conferir as nossas dicas para o armazenamento correto!

Vamos começar?

Confira abaixo 5 dicas de como guardar vinho:

Mantenha a temperatura ideal

Você sabia que existe uma temperatura ideal para guardar o seu vinho? Pois é! Isso porque ele fica mais saboroso quando guardado entre 12°C. Existe também o limite máximo de 24°C para o armazenamento caso ele não seja para consumo rápido.

Quando você armazena a temperaturas abaixo de 12°C, o seu vinho demora mais para envelhecer. E, como você provavelmente já sabe, esse envelhecimento é muito positivo no caso de uvas específicas.

Sendo assim, procure também manter o vinho em uma adega ou bar que não mude de temperatura com facilidade. A oscilação térmica pode influenciar (e muito!) no sabor e qualidade do vinho escolhido.

Lembre-se de que a temperatura escolhida para o armazenamento pode variar de acordo com o tempo que você vai servir.

Ou seja, se pretende abrir a garrafa logo, escolha temperaturas entre 12°C e 16°C. Para guardar por muito tempo, mantenha entre 16°C e, no máximo, 24°C.

Mantenha a umidade ideal

A umidade do ar também tem um impacto muito grande na qualidade do vinho. Isso porque locais com baixa umidade fazem com que a rolha da garrafa seque mais rápido. Dessa forma, o vinho é oxigenado e o seu sabor é prejudicado.

Ao mesmo tempo, lugares muito úmidos podem alterar a temperatura da garrafa ou até mesmo prejudicar o rótulo.

Para evitar esses problemas, o ideal é que o vinho seja guardado em um ambiente com percentual de umidade variando entre 65% e 75%.

Para ajudar a medir essa taxa, muitas adegas feitas justamente para o armazenamento de vinho mostram o valor ideal. Assim, você pode controlar melhor a umidade.

Escolha o lugar ideal para guardar vinho

Caso você não tenha uma adega ou mini bar, é preciso escolher cuidadosamente como guardar vinho. O local escolhido deve seguir alguns critérios que permitem o bom armazenamento. Dentre eles, podemos destacar:

  • Ambiente protegido de luz solar;
  • Ambiente protegido de luz artificial muito forte;
  • Lugar estático (ou seja, onde você não mexe constantemente ou há perigo de derrubar) e;
  • Local com temperatura mais baixa que o ambiente.

Todos os critérios descritos acima podem afetar o aroma do vinho. Portanto, procure um lugar protegido para guardar e conservar as suas garrafas.

Lembre-se de que, quando possível, o ideal é investir em equipamento próprio para a conservação. Assim, fica muito mais fácil garantir a melhor temperatura e sabor quando decidir abrir suas garrafas.

Guarde as garrafas na horizontal

Prefira Guardar o Vinho na Horizontal

Embora os especialistas em armazenamento de vinho nem sempre concordem, a maioria afirma que o melhor é que as garrafas sejam guardadas na posição horizontal, ou seja, deitadas.

Isso porque, dessa forma, as rolhas ficam em contato com o líquido o tempo todo. O que, como você já viu, evita que elas fiquem ressecadas e acabem prejudicando o sabor das uvas.

Entretanto, o ressecamento da rolha apenas pela falta de contato com o líquido demora para acontecer. Logo, não há problema em conservar as garrafas de pé, desde que seja por pouco tempo.

Portanto, opte por essa opção quando não tiver a intenção de deixar as garrafas fechadas por muito tempo.

Respeite a vida útil do vinho

Se você gosta de vinho, provavelmente já ouviu falar que quanto mais tempo envelhecido, melhor. Porém, nem sempre isso é verdade.

Afinal, nem todas as uvas (ou até mesmo o vinho já pronto) resistem ao tempo sem ter o seu sabor afetado. Por isso, cada garrafa possui sua própria data de validade.

Geralmente, o vinho tinto tem uma vida útil que varia entre 2 e 10 anos. Já o vinho branco costuma ter o sabor preservado por até 3 anos.

Respeitar esse tempo é imprescindível para que você consiga degustar o seu vinho favorito da melhor forma. Portanto, evite manter as garrafas em casa por mais tempo do que o indicado neste artigo ou no rótulo da garrafa.

Viu só quantas dicas existem sobre como guardar vinho? Agora, tudo o que você precisa é escolher as suas garrafas favoritas, identificar o melhor local para armazenar e pronto. Você terá uma deliciosa bebida para degustar na próxima ocasião!

E você, como costuma armazenar suas garrafas de vinho? Aproveite o espaço abaixo para compartilhar dicas com os nossos demais leitores.

Ah, e não se esqueça também de divulgar esse artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *