Vinho Branco

Vinho branco: história, características e harmonização

Se você é apaixonado por vinho branco e quer entender mais sobre essa categoria, esse é o artigo certo para você! Seu sabor suave e as variedades de uvas com as quais ele pode ser produzido atraem pessoas com diferentes paladares.

Além disso, esse tipo de vinho é conhecido por harmonizações muito saborosas e que podem melhorar qualquer refeição!

Ao longo desse artigo, você vai conhecer todas as características do vinho branco, além de dicas de harmonização para degustar. Portanto, não deixe de ler até o final! Vamos começar?

Conheça melhor o vinho branco

As principais características do vinho branco são sua coloração dourada e o sabor com notas de frutas. Essas particularidades fazem com que ele seja bem recebido até mesmo por quem não tem o paladar aguçado para os diferentes tipos de vinhos.

A bebida pode ser fabricada a partir de uvas escuras ou brancas e tudo depende do modo de cultivo e as particularidades de cada região.

Por tratar-se de uma bebida com sabor mais suave, é recomendado que ele seja consumido em temperaturas mais baixas que o vinho tinto, por exemplo.

Nesta categoria, enquadram-se também os espumantes e champagnes. Geralmente, eles são produzidos a partir das mesmas variedades de uvas, sendo que a diferença é justamente a característica espumante.

Uma das uvas mais comuns na fabricação do vinho branco é a Chardonnay. Ela é cultivada na França, no Chile e em diferentes regiões próprias para as vinícolas.

Seu cultivo é relativamente fácil, caracterizando uma casta resistente e que rende muito. Os vinhos produzidos com essa casta são secos.

Além disso, é possível fabricar o vinho branco também com a Sauvignon Blanc, uma das mais populares ao redor do mundo.

No Brasil, ela é responsável pela maior parte da fabricação dos vinhos. No Chile, a situação é a mesma, apesar de a uva ser original da região de Bordeaux.

O vinho branco pode ser produzido também com uvas Chenin Blanc e Gewürztraminer. Por último, não podemos deixar de citar também a Moscatel, muito popular no Brasil, Austrália, França e Portugal.

Como harmonizar o vinho branco

Queijos frescos

  • O vinho branco harmoniza muito bem com queijos frescos, como é o caso dos seguintes exemplos:
  • Minas frescal;
  • Ricota;
  • Queiijo coalho e;
  • Mussarela de búfala.

Neste caso, o ideal é optar por Sauvignon Blanc ou até mesmo pelo vinho verde. Afinal, essas bebidas são conhecidas pelo aroma frutado e refrescante. Porém, elas contam ainda com uma certa acidez, o que contrasta muito bem com o sabor dos queijos.

Peixes e frutos do mar

Uma das harmonizações mais comuns do vinho branco é a combinação com peixes e frutos do mar. Isso porque a bebida quase não conta com taninos, combinando bem com a delicadeza dos peixes.

Massas e risotos

Só de falar em risotos combinados com vinhos já podemos sentir a água na boca, certo? No caso do vinho branco, o ideal é apostar em molhos a base de legumes para vinhos mais leves.

Agora, se você quiser uma bebida mais encorpada, aposte em molhos e ingredientes à base de frutos do mar.

Aves

As carnes brancas, como o frango, podem ser harmonizadas com bebidas como a Chardonnay. Além disso, o vinho rosé – que também pode ser enquadrado como branco – pode ser uma ótima opção nesse caso.

Ao final da refeição, você pode ainda harmonizar a bebida com doces de sabores suaves e amanteigados. Escolha finalizar com frutas, pudins ou cremes diversos para acentuar o sabor do vinho.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o vinho branco, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar o artigo nas redes sociais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *