Tipos de Taças para Vinho

Confira os diversos tipos de taças de vinho

Existe algo mais elegante do que ter diversos tipos de taças de vinho para degustar seus sabores favoritos? Provavelmente não!

Essa bebida tão preciosa é conhecida por toda a sua qualidade e atenção aos detalhes, já que sua fabricação exige processos específicos para conseguir aromas e sabores diferentes.

Todo esse requinte faz com que seja preciso um copo à altura. É por esse motivo que existem tipos diferentes de taças para o consumo de vinho. Cada categoria precisa de um modelo diferente de copo para que seja apreciado da melhor forma.

Ou seja, se você quer aprimorar ainda mais a sua experiência com a bebida, esse é o artigo certo para você. Então não deixe de ler até o final!

Sem mais delongas, vamos prosseguir.

Por que eu preciso de taças diferentes para degustar o vinho?

O vinho é uma bebida que exige muito do nosso sensorial. Sua degustação envolve a visão, o olfato e o paladar. As taças de vinho foram projetadas para ajudar a aguçar todos esses sentidos.

Cada tipo de taça existente conta com um formato perfeito para que o vinho atinja diferentes áreas da boca, o que facilita a percepção do fator. Da mesma forma, essas taças ajudam a manter a temperatura, aroma e sabor da bebida.

Para escolher a taça ideal, você precisa prestar atenção em alguns detalhes. Taças de qualidade são feitas com cristal e contam com hastes longas.

Dessa forma, você consegue segurar o recipiente sem entrar em contato com a bebida, o que pode fazer com que ela esquente mais rápido.

Além disso, existem também tamanhos diferentes de taças justamente por causa da temperatura.

Os copos maiores são indicados para bebidas que precisam de oxigênio para serem consumidos, como os espumantes que formam bolhas. Já os menores são ideais para bebidas cuja temperatura pode aumentar em pouco tempo.

Afinal, menores quantidades são degustadas com mais agilidade.

Agora que você já sabe mais sobre a importância de escolher a taça ideal, vamos conhecer esses modelos diferentes.

Tipos de taças de vinho:

Taça Bordeaux

A taça Bordeaux tem um bojo grande e sua boca fechada. Ela foi desenvolvida para “abrigar” vinhos encorpados, como é o caso das produções com Cabernet Sauvignon.

Vinhos com taninos muito fortes também devem ser consumidos nesse modelo.

Seu design foi projetado para concentrar o aroma da bebida e fazer com que ela chegue até a ponta da língua com mais facilidade. Afinal, essa é a região onde conseguimos identificar sabores mais doces, como as frutas.

Merlots, Syrahs e Tannats também são ótimas pedidas para a taça Bordeaux.

Taça Borgonha

Taça Borgonha para Vinho

Já a taça Borgonha tem o seu design parecido com o de um balão. Então seu bojo e boca são maiores e permitem que o ar entre em contato com o líquido.

Assim, o direcionamento da bebida é para o centro da língua, o que reduz o gosto ácido de vinhos como Pinot Noirs, Riojas e Nebbiolos.

Taça de vinho branco

Taça para Vinho Branco

Um bom vinho branco deve ser degustado em uma taça específica para a composição. Como ele fica melhor quando gelado, a taça de vinho branco tem o seu bojo e comprimento menor.

Sendo assim, a quantidade a ser servida é menor, evitando que o vinho esquente muito rápido.

Taça de vinho rosé

Taça para Vinho Rosé

O rosé é como uma mistura do melhor de dois mundos. Assim, como eles possuem um bom sabor dos taninos do vinho tinto e aroma do vinho branco, sua taça também é uma combinação dos dois estilos.

As taças são pequenas, no entanto, têm um bojo grande, o que permite tanto o contato com o ar como preservação do aroma.

Taça ISO

Taça ISO - Vinho

A ISO é um padrão de qualidade seguido por diversos segmentos. Logo, a taça ISO funciona como um recipiente universal para o consumo de vinhos.

Ela é utilizada em grandes restaurantes e também é a mais comum de ser encontrada para casas. Afinal, sua versatilidade permite que ela seja um dos melhores entre os diversos tipos de taças de vinho.

Taça de espumantes

Taça para Espumante

Já a taça de espumantes é a clássica taça de champagne com a qual estamos acostumadas. O recipiente é fino e longo, o que permite que as bolhas da bebida se formem com mais facilidade.

Por ser fina, ela também preserva a temperatura do espumante e permite o consumo gelado.

Taças de vinhos doces

Taças para Vinho Doces

Os vinhos doces são aqueles cujo consumo deve ser bastante moderado. Eles são conhecidos como sobremesas e, portanto, devem chegar até a ponta da língua para que seu aroma seja percebido com mais facilidade.

Por isso, essas taças são pequenas e possuem um bojo menor do que os demais modelos. Como a boca é fechada, a degustação logo no início da língua fica mais fácil.

Agora que você já conhece os diversos tipos de taças de vinho, chegou a hora de escolher qual é o modelo que mais combina com os seus gostos.

Assim, você garante o recipiente perfeito para degustar os seus vinhos favoritos em qualquer ocasião!

Caso ainda tenha dúvidas sobre o assunto, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar este artigo com os seus amigos nas redes sociais!

Até a próxima.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *