Como segurar uma taça de vinho

Como segurar taça de vinho durante a degustação

Você sabe como segurar taça de vinho? Ao degustar uma boa bebida, existem algumas diretrizes que foram repassadas ao longo do tempo com o intuito de melhorar a experiência de degustação.

Por mais que não sejam regras, essas indicações fazem toda a diferença na hora de beber o seu vinho favorito.

Ao longo desse artigo, você vai descobrir não apenas quais são as maneiras corretas de segurar taça de vinho, mas também quais são os recipientes próprios para degustar a bebida.

Dessa forma, você vai se tornar um verdadeiro especialista e revolucionar a experiência de forma geral!

Ficou curioso? Então não deixe de ler o artigo até o final!

Maneira correta de segurar taça de vinho

Como segurar taça de vinho corretamente

Por ser essa bebida tão especial, para aprecia-la como um todo sem perder nenhuma nuance de sabor é preciso estar atento a pequenos detalhes.

Desde a quantidade servida, nível de temperatura e tipos de taças. Então, se até o tipo de recipiente utilizado é importante, é claro que a forma de segurar a taça ao beber também seria relevante.

Você já deve ter percebido que, independente da boca da taça, sua haste é sempre fina e resistente, correto?

E não é por menos! Elas são produzidas neste formato justamente para que você consiga segurá-las, com segurança, pela haste.

Isso porque nossa mão, em contato com o vidro, pode acabar aquecendo a bebida dentro da taça.

Independente de se o vinho é indicado para o consumo em temperatura ambiente ou gelado, nossa mão pode fazer com que o líquido fique quente e desagradável.

Além disso, segurar taça de vinho pela haste evita que você suje o bojo da taça. Dessa forma, a degustação do seu vinho favorito fica muito mais limpa e elegante.

Vale lembrar que segurar pela haste não é regra. Porém, essa é a maneira correta se você quiser preservar as características de cada bebida e aproveitar a degustação como um profissional.

Agora só para complementar o artigo vamos aprofundar um pouco sobre os diferentes tipos de taças que existem e qual a sua função.

Entenda as diferenças entre as taças de vinho

Taça Bordeaux

Como segurar uma taça de vinho

O bojo grande e a boca fechada são as principais características da taça Bordeaux. Ambas as particularidades fazem com que este seja o modelo ideal para vinhos encorpados e com taninos fortes.

 Por exemplo, o Cabernet Sauvignon fica mais saboroso ao ser consumido em uma Bordeaux.

Isso porque o modelo ajuda a concentrar o aroma do vinho. Logo, a primeira região a entrar em contato com a bebida é a ponta da língua.

 Consequentemente, os sabores mais doces são acentuados e destacados pela taça. Além do Cabernet, invista também em Merlot, Tannat e Syrah.

Taça Borgonha

Borgonha- como segurar taça de vinho

Por outro lado, a taça Borgonha também pede um jeito específico de segurar taça de vinho. Isso porque seu design é parecido com um balão, com bojo e boca maiores que o comum.

Logo, segurá-la pode parecer mais difícil. Mas, não se preocupe! O modo que ensinaremos em seguida facilita muito a tarefa.

O formato de balão facilita o contato do vinho com o ar. Além disso, a taça direciona o vinho diretamente para o centro da língua.

Nesse caso, aromas e sabores mais ácidos, como os do Pinot Noir, são suavizados.

Taça de vinho branco

Taça para vinho Branco

O vinho branco é um dos favoritos das pessoas ao redor do mundo. Por isso, ele também conta com uma taça específica para melhorar a experiência de degustar uma boa leva de uvas.

A taça própria para esta versão da bebida conta com seu bojo e comprimento menores que as duas versões apresentadas anteriormente.

O formato compacto faz com que a quantidade de vinho servida seja menor. Dessa forma, a temperatura é preservada para o consumo do vinho branco ainda gelado.

Taça de vinho rosé

Taça para Vinho Rose

Além de saber como segurar taça de vinho, é muito importante também entender as particularidades de cada recipiente.

 Assim como no caso do vinho branco, a preservação da temperatura do vinho rosé também faz toda a diferença na hora de servir.

Se você colocar a bebida em uma Bordeaux, por exemplo, ao final do consumo a bebida já estará quente e não tão saborosa.

Para evitar isso, foi criada a taça para vinhos rosés. Nesse caso, elas são pequenas, como as de vinho branco, mas têm um bojo maior.

Portanto, a bebida entra em contato com o ar e seu aroma é preservado com mais facilidade.

Taça ISO

Taça ISO

A taça ISO se popularizou muito nos últimos anos. Afinal, ela segue um padrão de qualidade ideal para estabelecimentos, como adegas, locais de degustação, redes de restaurantes, hotéis e etc.

Além disso, ela também pode ser encontrada com facilidade nos mercados e é própria para o consumo doméstico.

Apesar de ter o formato padronizado, esse tipo de taça é bastante versátil. Então, se você não quer gastar dinheiro com muitos recipientes, opte por essa versão.

Taça de espumantes

Antes de falarmos sobre como segurar taça de vinho, não podemos deixar de citar também as taças para espumantes.

O formato clássico ajuda as bolhas da bebida a se formarem mais rapidamente, além de preservar a temperatura para o consumo gelado.

Taças para Vinho sobremesa

Por último, temos ainda as taças pequenas para o consumo do vinho de sobremesa. Como seu sabor é bastante doce e o consumo em excesso não é recomendado, as taças pequenas são a melhor forma de degustar.

Além disso, seu formato permite que o líquido seja sentido pela ponta da língua, ressaltando o açúcar da composição. Logo, elas contam com bojo menor e boca fechada para “afunilar” a bebida.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre o tema, deixe seu comentário no espaço abaixo. Aproveite também para compartilhar esse artigo em todas as suas páginas nas redes sociais. Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *