Temperatura ideal para Vinho

Você sabe qual é a Temperatura Ideal para Vinho

Se você quer saber como descobrir a temperatura ideal para vinho, esse é o artigo perfeito para você.

Quem é amante de uma boa taça sabe que existem algumas marcas que ficam melhores quando consumidas em determinadas temperaturas. Porém, como é possível identificar os números certos para cada rótulo?

Para ajudar nessa tarefa, preparamos um guia completo sobre os diferentes tipos de vinho e temperaturas ideais. Assim, você saberá como regular o termômetro da sua adega para diferentes situações.

Então, sem mais delongas, vamos começar?

Por que investir em uma adega climatizada?

Antes de tudo, você precisa saber o motivo pelo qual é tão importante investir em uma adega climatizada. A verdade é que a conservação do vinho influencia (e muito!) em seu sabor.

Caso ele não seja armazenado da forma correta, o aroma pode acabar prejudicado.

Uma coisa que nem todo mundo sabe, por exemplo, é que a umidade do ar pode prejudicar ou acelerar o envelhecimento do vinho. Da mesma forma, a falta de contato da rolha com o líquido pode ocasionar o seu ressecamento.

As adegas climatizadas são equipamentos desenvolvidos especificamente para preservar todas as características da garrafa.

Sendo assim, como são projetadas justamente para esse fim, eles garantem que, ao abrir o vinho, você degustará a bebida em sua melhor forma.

Dicas para escolha de uma boa adega

Felizmente, existem diversos modelos de adegas disponíveis no mercado. Certamente, suas especificações variam para garantir e melhor comodidade em sua casa. Ao escolher a sua, preste atenção nos seguintes fatores:

  • Voltagem da adega;
  • Capacidade de garrafas;
  • Temperatura mínima e máxima e;
  • Tipo de climatização.

Por isso é tão importante pesquisar bem antes de decidir. Pensando nisso fizemos um artigo inteiro falando sobre Adegas Climatizadas, assim você pode escolher sua adega com segurança para conquistar a temperatura ideal para consumir e conservar o vinho.

Lembre-se de que a rotatividade das suas garrafas também é um fator muito importante. Se você tem o costume de consumir o vinho todos os dias, por exemplo, a temperatura pode ser maior, já que elas não serão refrigeradas por muito tempo.

Do contrário, o ideal é escolher um modelo que conserve o clima por um período mais longo.

Como escolher a temperatura ideal para vinho?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre as adegas climatizadas, chegou a hora de falarmos sobre as diferenças de temperatura para cada tipo de vinho. Então como base, você pode usar os seguintes parâmetros para conservação:

  • Espumante: 4°C a 10°C;
  • O vinho branco: 6°C a 112°C;
  • Vinho Tinto leve: 12ºC a 15ºC;
  • Vinho Tinto encorpado: 16ºC a 18ºC.

No caso dos espumantes e vinhos brancos, é importante manter a temperatura bem baixa, geralmente entre 4°C e 12°C. Isso porque os espumantes têm algumas propriedades que precisam ser conservadas em climas mais frios.

No caso do vinho branco, lembre-se de que o sabor do álcool costuma ser mais forte que o vinho tinto. Por isso, a temperatura baixa ajuda a suavizar esse gosto forte.

Após esses tipos de vinho, consideramos um limite intermediário de 12°C a 15°C. Nesse caso, encaixam-se vinhos rosados e tintos mais leves.

O Bordeaux e o Shiraz são ótimos exemplos de garrafas que se enquadram nesse categoria. Pois, como o vinho tinto é mais ácido e rico em uma substância chamada tanino, temperaturas baixas podem prejudicar o sabor e deixá-lo sem gosto.

Tenha em mente que a temperatura sempre deve ser maior para vinhos com gosto mais ácido. Assim, vinhos tintos que são mais encorpados, como o Cabernet Savignon, podem ser conservados a uma temperatura de até 18°C.

Viu só quantas diferenças existem entre a temperatura ideal para diferentes tipos de vinho? Então é por esse motivo que é tão importante escolher a adega que mais combina com o seu gosto.

Assim, você tem a taça perfeita a qualquer momento sem prejudicar o sabor!

Eu posso guardar vinhos tintos e brancos na mesma adega?

Temperatura ideal para Vinho

Como você viu acima, a temperatura recomendada para vinhos tintos e brancos é diferente. Entretanto, nem sempre podemos investir em uma adega diferente para cada tipo de bebida.

Felizmente, existem alguns equipamentos que permitem temperaturas diferentes de acordo com cada compartimento.

Esse modelo é ideal para quem tem o gosto variado e não quer se limitar a apenas uma categoria. Então, você pode buscar uma adega climatizada que possua mais de um termômetro para garantir a temperatura ideal para consumir e conservar o vinho.

Agora que você já se tornou um especialista na arte de armazenar os seus vinhos da forma correta, basta começar a pesquisa pela adega perfeita para a sua casa.

Lembre-se de sempre prestar atenção às especificações de cada modelo para garantir uma compra eficiente de acordo com as suas necessidades.

Se você ainda tem dúvidas sobre o assunto, deixe o seu comentário no espaço abaixo. Não se esqueça também de compartilhar esse artigo com os outros amantes de vinho nas suas redes sociais.

Até a próxima!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *