Benefícios do Vinho para Saúde

Descubra 5 Benefícios do Vinho para Saúde

Quem não ama uma deliciosa taça de vinho? O que você talvez não saiba é que existem grandes benefícios do vinho para saúde.

É isso mesmo que você leu! Além de ser uma bebida muito apreciada ao redor do mundo por conta de seus diferentes sabores, ele ainda tem ações positivas no nosso organismo.

Antes de tudo, é preciso deixar claro que os benefícios apresentados neste artigo são provenientes de pesquisas científicas. Porém, essas vantagens só podem ser aproveitadas caso o vinho seja consumido com moderação.

Da mesma forma, é ideal que você sempre consulte um médico para saber como está a sua saúde e se o consumo da bebida é benéfico no seu caso.

Agora, chegou a hora de apresentarmos alguns dos grandes aspectos positivos do vinho para o nosso corpo. Vamos começar?

Benefícios do vinho para saúde bucal

A saúde bucal também é muito importante para o pleno funcionamento do nosso corpo. Por isso, uma das grandes vantagens do consumo de vinho é que ele pode prevenir as tão temidas cáries!

Isso porque os polifenóis presentes na bebida diminuem a incidência de bactérias responsáveis pelo desenvolvimento de placas nos dentes. Logo, as chances de que essas placas se transformem em cáries são menores.

Ainda nesse aspecto, é importante frisar também que o vinho pode escurecer os seus dentes. Por isso eles geralmente são combinados com queijos duros, já que o alimento ajuda a balancear a cor do vinho.

Redução das chances de câncer

O câncer é uma das doenças mais temidas da nossa geração. Então a notícia boa é que o consumo do vinho pode reduzir significativamente as chances de desenvolver algum tipo de tumor maligno.

O responsável por isso é o resveratrol. A substância presente no vinho é conhecida por ser um antioxidante poderoso. Os antioxidantes são responsáveis por neutralizar os radicais livres que se formam naturalmente no nosso corpo.

Além disso, o vinho também diminui as chances de reprodução de células cancerígenas. Tudo isso devido à regulação de uma partícula conhecida como NF-kappaB.

Melhorias para a saúde cardiovascular

Benefícios do Vinho para Saúde do coração

Que o coração é um dos órgãos mais importantes do nosso corpo você já sabe. Entretanto, você sabia que ele se enquadra na categoria de benefícios do vinho para a saúde?

Pois é! O consumo moderado dessa bebida pode melhorar significativamente a saúde cardiovascular.

Pesquisas comprovam que o consumo de uma taça por dia pode melhorar problemas circulatórios e varizes. Além disso, ele pode também reduzir as chances de derrames e infartos.

O responsável por isso também é o resveratrol. O antioxidante é conhecido por controlar a pressão arterial e diminuir o inchaço nas veias.

Por último, vale mencionar que o resveratrol é capaz de impedir a formação de gorduras nos vasos sanguíneos e artérias. Sendo assim, você tem menos chances de sofrer com problemas cardiovasculares.

Redução do risco de Alzheimer

Outro órgão que pode ser beneficiado pelo consumo de vinho é o cérebro. Isso porque estudos mostram que o vinho pode reduzir e prevenir inflamações cerebrais quando o consumo é estável em uma taça por dia.

Da mesma forma, ele pode também reduzir as chances de desenvolvimento da doença de Alzheimer. Adivinha só? Também por conta do resveratrol.

Por tratar-se de uma doença degenerativa, sua poderosa ação antioxidante também se mostrou eficiente na prevenção desse problema.

Controle da diabetes

Quem sofre com diabetes também tem uma boa notícia! Algumas pesquisas recentes revelam que o vinho pode ajudar a tratar a diabetes. Isso porque ele ajuda a controlar os níveis de glicose no sangue.

No entanto, fique atento! O álcool e o açúcar da bebida também podem trazer complicações de acordo com o grau da sua condição. Por isso, é importante sempre contar com o acompanhamento médico!

Viu só quantos benefícios do vinho para a saúde existem? Então, aproveite a sua taça que, além de ser deliciosa, pode contribuir para uma vida mais saudável.

Veja também nosso artigo sobre qual é a temperatura ideal para consumo do vinho.

Se ainda tiver dúvidas sobre o assunto, aproveite o espaço abaixo para deixar o seu comentário.

Depois, compartilhe esse artigo em todas as suas páginas nas redes sociais!

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *