Você já ouviu falar do Vinho Malbec? Originada da França, essa casta de uvas se adaptou muito bem ao solo Argentino. Logo, a América do Sul se tornou a maior região produtora da Malbec no mundo, sendo responsável por alguns dos vinhos mais deliciosos da categoria!
No artigo de hoje, vamos falar sobre as principais características dessa uva e como é possível harmonizar o vinho para criar composições deliciosas. Portanto, não deixe de ler até o final para se tornar um especialista no assunto!
Vamos começar?
Quais são as principais características do vinho Malbec?
Conforme mencionamos acima, a uva surgiu na França, mas hoje é cultivada em maior quantidade na Argentina. Além disso, ela também é cultivada em grandes regiões, como o Chile. Essa variedade faz com cada uva tenha suas próprias características.
De forma geral, o vinho Malbec conta com uma coloração intensa e escura, semelhante ao vermelho púrpura. Seus aromas remetem às frutas vermelhas e ameixas. Quando envelhecido nos barris de carvalho, ele pode ser bem estruturado e complexo.
Quando cultivada na Argentina, a uva produz vinhos muito frutados, com acidez moderada e taninos macios. Tudo isso por conta do solo seco, baixa umidade e alta exposição à luz solar.
Enquanto isso, na França, é mais comum que as uvas não amadureçam tanto quanto na Argentina. Logo, os vinhos produzidos na região de Cahors costumam ter menos teor alcóolico e acidez maior.
Enquanto isso, no Chile, são produzidos vinhos de qualidade com valor mais acessível. Um dos destaques da produção nessa região é o menor índice de poluição, o que faz com que elas cresçam com mais saúde.
Em 2015, um vinho chileno foi premiado como o melhor vinho Malbec no Guia Descorchados. Logo, podemos prestar bastante atenção nas bebidas produzidas nessa região.
Como você pode ver, o Malbec é, sem dúvidas, um dos vinhos preferidos de quem aprecia a bebida. Sua uva é tão importante e saborosa que ela tem até mesmo o seu próprio dia: 17 de abril! Na data, é comemorado o Dia Mundial da Uva Malbec, estabelecido pela Wines of Argentina.
Agora que você já conferiu as principais características, chegou a hora de falar sobre um dos aspectos mais saborosos da degustação de um bom vinho: a harmonização!
Como harmonizar o vinho Malbec
Você provavelmente ficará feliz em saber que o Malbec não é um vinho difícil de ser harmonizado. Seus sabores e aromas combinam com diversas refeições. Por isso, trouxemos aqui 3 opções de pratos diferentes nos quais você pode apostar para uma festa de degustação ou até mesmo um encontro romântico.
Chorizo
O chorizo é um corte de carne tipicamente argentino, portanto harmoniza muito bem com o Malbec! Sendo um corte nobre, com aproximadamente dois dedos de altura, do miolo do contrafilé, a carne é muito suculenta e macia. Sua capa de gordura conferem um sabor único que harmoniza bem com o vinho,
Nesse caso, você pode apostar em um vinho encorpado e amadeirado, como o Partridge Selección de Barricas Malbec Blend 2014.
Costela
Outra ótima dica de harmonização é a costela suína. Esse prato também é muito popular na Argentina e geralmente é preparado com o molho barbecue. Seu sabor agridoce confere muita maciez e untuosidade quando harmonizado com o Malbec.
Agora, opte por um vinho Malbec frutado, de corpo médio e com acidez agradável. Aposte em versões com os taninos mais macios e pouco tempo de amadurecimento nos barris de carvalho. Um bom exemplo é o Terralis Malbec 2017.
Massa à matriciana
O molho à matriciana também é conhecido como all’amatriciana. Apesar de ser de origem italiana, ele combina muito bem com os vinhos argentinos.
O molho é feito com pancetta, base de tomate e queijo para finalizar, geralmente de sabor apimentado. A intensidade varia de acordo com cada preparação.
Como o molho já tem um sabor único e forte, você deve optar por um vinho Malbec com corpo médio, boa acidez e taninos macios. Eles podem ainda ter toques de especiarias picantes. Nesse caso, aposte no Terrazas de Los Andes Reserva Mendoza Malbec 2015.
Além dos pratos apresentados aqui, saiba que o Malbec harmoniza muito bem com diferentes seleções de carnes e queijos. Portanto, basta usar a criatividade para desenvolver receitas deliciosas que vão apenas acentuar o sabor dessa bebida incrível.
Viu só por que o vinho Malbec é um dos preferidos de quem aprecia a bebida? Agora, resta apenas buscar os seus rótulos favoritos nas prateleiras e começar a se aventurar pelas nuances de sabor que ele proporciona.
Se você gostou deste artigo, também poderá gostar de da nossa categoria que fala de outros tipos de uva. Então clique aqui e não deixe de conhecer!
Quer saber mais sobre o tema ou descobrir novos vinhos para complementar a sua adega? Então deixe um comentário no espaço abaixo! Aproveite também para compartilhar esse artigo em todas as suas páginas nas redes sociais.